Laboratório de Ensino de Literatura Antonio Candido

Literatura e Modernidade Periférica (UnB/CNPQ)
Nossa História
Histórico do Grupo de Pesquisa Literatura e Modernidade Periférica (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/12093)
Grupo de pesquisa certificado em 2000 pelo CNPq e vinculado à linha de pesquisa Crítica Literária Dialética do Programa de Pós-graduação em Literatura – POSLIT, do Instituto de Letras – IL da Universidade de Brasília – UnB. O grupo de pesquisa teve início em 1999, quando docentes do Departamento de Teoria Literária e Literaturas – TEL e do Departamento de Línguas estrangeiras – LET, bem como estudantes de Mestrado e Doutorado do POSLIT, reuniram-se em torno de um trabalho conjunto de pesquisa sob a liderança e iniciativa do professor Hermenegildo Bastos. O trabalho do grupo encontrou, na pesquisa, na orientação e na grandeza intelectual e humana do professor Hermenegildo Bastos, tanto o alicerce sólido para o processo formativo dos seus integrantes, quanto o núcleo irradiador de uma postura crítica dialética diante do texto literário, cuja dimensão fecunda alcançou não apenas o trabalho dos pesquisadores do grupo, mas também os de muitos outros estudantes e docentes que estabeleceram pareceria acadêmica com o professor Hermenegildo Bastos, no Brasil e no exterior, até o seu falecimento em dezembro de 2020. A partir de então, o grupo passou a ser liderado pelos professores Ana Laura dos Reis Corrêa e Alexandre Simões Pilati, ambos do POSLIT, comprometidos em dar continuidade ao legado de nosso mestre e amigo, junto aos demais companheiros do grupo.
O eixo da pesquisa do grupo é a crítica estética da literatura, sobretudo, a brasileira, mas também a latino-americana e africana, no esquadro de suas condições de produção na modernidade periférica, desde a sua formação até à atualidade na modernidade tardia, considerando-se a conjuntura estético-histórica da relação centro-periferia em que se articulam, contraditória e dialeticamente, as formas estéticas e as formas sociais de região periférica àquelas, ditas centrais, da literatura-mundo e do sistema-mundo. A metodologia dessa pesquisa do grupo, ou, mais que isso, a posição crítica adotada nessa atitude investigativa é a da crítica literária dialética, que se caracteriza por 1) dar centralidade ao texto literário, na medida em que a hermenêutica de uma obra é dada por ela mesma, antes de tudo; 2) assumir uma disposição não dogmática diante do texto, aberta à possibilidade de descobrir no caminho investigativo justamente o que não se esperava encontrar, levando-se em conta que, tanto na realidade da obra quanto na da vida, há em cada tendência a sua componente oposta; 3) considerar o fato social como elemento que, visceralmente integrado à obra, passa a exercer uma função artística articulada ao interesse estético, como matéria do próprio ato criativo; 4) abordar a relação literatura e vida de forma não mecanicista, dando atenção à maneira como os fatos sociais e históricos se transfiguram em formas literárias e, assim, podem ser vistos sob um ângulo inédito, descerrado pelas especificidades do fazer artístico; 4) buscar nas obras artísticas, de forma não determinista, o seu mérito estético – os avanços e os limites da luta do artista para produzir, pela forma literária, uma perspectiva desfetichizada da realidade, uma crítica da vida e, simultaneamente, o descobrimento do núcleo da vida: a ação de homens e mulheres que frente aos desafios de seu tempo contrariam a concepção burguesa e neoliberal de que não há futuro para além da modernidade capitalista.
A pesquisa do grupo se se filia à sólida tradição estético-filosófica da crítica literária dialética que remonta a Aristóteles, Hegel, Goethe, Marx, e que, em debate constante e fecundo com as demais perspectivas (idealista, positivista, estruturalista etc.), seguiu sendo desenvolvida por diferentes estetas, filósofos e críticos literários do século XX, como György Lukács, Walter Benjamin, Ernest Bloch, Siegfried Kracauer, Theodor W. Adorno, Mikhail Bakhtin, Erich Auerbach, entre outros. No Brasil, a perspectiva crítica dialética foi levada adiante por diversos intelectuais de diferentes campos, como Florestan Fernandes, Darcy Ribeiro, Anísio Teixeira, Carlos Nelson Coutinho, Leandro Konder, José Paulo Netto, Demerval Saviani, Luís Carlos Freitas e muitos outros. Essa tradição, na esfera específica da literatura, encontrou expressão consistente e coesa na produção crítica do professor Antonio Candido, cuja obra constitui nossa principal base de pesquisa e alicerçou centenas de outros trabalhos, entre os quais os de Roberto Schwarz, João Luís Lafetá e Hermenegildo Bastos.
Na trajetória do grupo durante esses 25 anos de trabalho ininterrupto, destacamos as seguintes atividades realizadas pelos pesquisadores do grupo:
-
atuação na graduação: oferta constante de disciplinas, disciplinas ofertadas em conjunto pelos docentes do grupo;
-
atividades de extensão: 21 projetos e cursos de extensão propostos e realizados;
-
grupos de estudos (graduação e pós-graduação):
-
“Os cândidos – estudos sobre a obra de Antonio Candido” (2008-2017);
-
“Estudos sobre literatura e fascismo” (2015);
-
“Estudos marxianos” (2017);
-
“Estudos da canção” (2010 - atual);
-
“Estudos lukácsianos” (2017- atual);
Ensino de Literatura:
-
Formação da literatura brasileira: trilhas e textos (2021-2022)
O projeto propõe algumas trilhas para seguir em direção ao fortalecimento da ligação entre a Universidade e a Educação Básica nas escolas públicas da SEEDF. A partir do trabalho prioritário com textos literários, mas abordando também obras musicais, visuais e audiovisuais, pretende-se propiciar a conexão entre teoria e prática na sala de aula, no âmbito das linguagens artísticas. Busca-se aproximar os licenciandos em Letras e áreas afins da Universidade de Brasília do terreno concreto da sala de aula, por meio da realização de Oficinas Literárias com discentes das escolas públicas do DF (Parte 1), bem como apoiar o processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica, especialmente no Ensino Médio, com a oferta de um Curso de Formação para Professores da SEEDF (Parte 2). As duas atividades têm como fio condutor a abordagem crítica alicerçada na discussão da Formação da Literatura Brasileira, que, fundamentada e desenvolvida por uma potente tradição crítica, histórica e dialética, pode nos guiar com alguma segurança entre os desafios do presente que nos interpela, exigindo respostas que apontem caminhos para um futuro efetivamente humano.
-
Estratégias didático-pedagógicas para a literatura nos anos finais do ensino fundamental (3º ciclo para as aprendizagens) (2021-2022)
O projeto visa fortalecer a cooperação entre a Universidade de Brasília e a Educação Básica nas escolas públicas da SEEDF e de redes municipais pertencentes à RIDE. A intenção é que a UnB contribua com a formação continuada de docentes da Educação Básica a respeito da leitura literária e, ao mesmo tempo, a experiência de professores/as da rede pública, que estão no dia a dia escolar, ajude a aprofundar as estratégias e reflexões acadêmicas a respeito do tema. O curso se dirige também a estudantes da UnB matriculados/as na licenciatura em Letras e áreas afins, que terão a oportunidade de aproximarem-se do âmbito mais prático dos dilemas do magistério na Educação Básica, especialmente no que se refere à prática de leitura de textos literários. As atividades terão como fio condutor a Pedagogia Histórico-Crítica e a abordagem literária crítica, histórica e dialética, ambas coerentemente articuladas aos documentos que orientam as práticas educacionais da SEEDF e aos desafios colocados diariamente a professores e professoras.
-
Laboratório de Ensino de Literatura Antonio Candido (2024 - atual);
O projeto propõe a criação do Laboratório de Ensino de Literatura Antonio Candido como espaço acadêmico para ações extensionistas (pesquisa e cursos) de formação continuada, que terão como fio condutor o trabalho prioritário com textos literários por meio da abordagem da crítica literária dialética, articulada à discussão da formação da Literatura Brasileira, a partir da leitura e pesquisa de textos da obra do professor e crítico literário Antonio Candido, cotejados a textos de outros críticos que dialogam com a dimensão dialética da estética. Para tanto, o projeto propõe a realização de cursos anuais, voltados para estudantes da graduação e da pós-graduação, bem como para docentes da SEEDF, a partir da pesquisa de alguns dos textos decisivos de Antonio Candido, com a finalidade de formar um grupo de atuação consolidado em torno da relação entre a crítica dialética e o ensino de literatura na universidade e na escola.
Atuação no POSLIT pela linha de pesquisa Crítica Literária Dialética:
-
participação ativa no colegiado e em suas comissões;
-
presidência e representantes de linha em bancas de seleção de Mestrado e Doutorado;
-
concepção e oferta de disciplinas da linha no POSLIT: História, Ficção e Mímesis (até 2018), História Literária em Região Periférica (até 2018); Formação da literatura brasileira, Realismo e sua atualidade; Lírica e sociedade; A permanência do romance histórico; Estética marxista; Literatura e pensamento crítico no Brasil; Tradução e Literatura;
-
organização e participação do Seminário Interno do Programa de Pós-graduação em Literatura – SINPOSLIT;
Orientações concluídas e em andamento: 522
-
68 de Doutorado;
-
146 de Mestrado;
-
184 de TCC;
-
115 de Iniciação Científica;
-
9 Supervisões de Estágio Pós-doutoral
Estágios de Pós-Doutoramento: 15
-
2 na Universidad Autonoma do México – UNAM;
-
1 na Universidade de Lisboa – IL;
-
1 na Università degli Studi di Perugia – UNIPG;
-
1 na Université Rennes II - Haute Bretagne – UHB;
-
1 na Université de Montreal – UdeM;
-
5 na Universidad de Buenos Aires – UB;
-
1 Universität Duisburg Essen;
-
1 na Universidade Federal de Goiás – UFG;
-
1 na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG;
-
atuações como Professores visitantes no exterior: 10
-
2 na Universidad Autonoma do México – UNAM;
-
2 na Università degli Studi di Perugia – UNIPG,
-
1 na Université Rennes II - Haute Bretagne – UHB;
-
1 na Université de Montreal – UdeM;
-
3 na Universidad de Buenos Aires – UBA;
-
1 Universität Duisburg Essen;
Parcerias nacionais e internacionais:
-
Grupo de pesquisa nacional Formação do Brasil Moderno (1999 – atual) – Brasil;
-
GT ANPOLL "Literatura e sociedade" (2016 – atual)
-
Universidad de Buenos Aires – Grupo de pesquisa da Cátedra Damaso Alonso (2013 – atual) – Argentina;
-
Università degli Studi di Perugia – UNIPG (2016 – atual) – Itália;
-
Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación – UMCE – Chile (2024 – atual);
-
Parceria com movimentos sociais:
Em 2005, o grupo iniciou uma parceria duradoura com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST. Primeiramente, realizando oficinas e seminários de Literatura com assentados da Reforma Agrária no assentamento Gabriela Monteiro, em Brazlândia, DF. Em seguida, entre 2007 e 2008, o grupo ministrou disciplinas no Curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Pará – UFPA, Campus de Marabá, para turmas de assentados e acampados da Região Norte. Em 2009, o grupo integrou o projeto piloto das Licenciaturas em Educação do Campo no Brasil (UFMG; UnB; UFBA e UFS), assumindo a responsabilidade da criação do currículo de Literatura, na área de Linguagens, do curso de graduação em na UnB, em parceria com o INCRA e com os movimentos sociais do campo, como MST, MMC, MAB e CONTAG. Nesse projeto, além de formular as diretrizes curriculares do ensino de literatura, docentes e estudantes do grupo ministraram aulas de literatura para as primeiras turmas da LEDOC, como voluntários e sem prejuízo de suas cargas horárias como docentes do Instituto de Letras. Após a regularização do curso da LEDOC, no campus UnB – Planaltina, docentes do grupo, aprovados em concurso, passaram a integrar o corpo docente da LEDOC, que hoje é já um curso consolidado. Em 2012, o POSLIT - UnB, por intermédio dos docentes do grupo de pesquisa, estabeleceu um Termo de Cooperação com o INCRA e o PRONERA, para a realização do , com o objetivo de oferecer capacitação para professores de escolas do campo de todo o Brasil. O curso, realizado na Escola Nacional Florestan Fernandes – ENFF, escola construída pelos próprios militantes, teve a duração de 780h/a, distribuídas entre 2012 e 2014 (nos meses de janeiro e julho) e conferiu o título de Especialista pelo POSIT – UnB a 27 professores das escolas do campo brasileiras. Alguns deles prosseguiram seus estudos no POSLIT e em outros Programas de Pós-graduação e se tornaram mestres e doutores em literatura. Além dessas atividades, o grupo de pesquisa segue ofertando cursos de formação e cursos livres, bem como publicações em parceria com o MST.
Organização de eventos: 60
-
Simpósio 10: Crítica Cultural Materialista no VIII Congresso Internacional ARALIC. Mediações. 2002. (Congresso)
-
IV Seminário de estudos de cultura e literatura brasileira. Forma Literária e Processo Social: O conflito modernizador. Brasília: UnB. 2004. (Seminário)
-
Simpósio 25 no IX Congresso Internacional ABRALIC. Travessias. 2004. (Congresso)
-
I Etapa do Curso Arte, Comunicação e Cultura na Formação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra/DF e Entorno Brasília: Centro de Formação Gabriela Monteiro (CEFOGAM). Literatura Brasileira e Crítica Social. 2005. (Oficina)
-
Simpósio 17 no X Congresso Internacional ABRALIC. 2006. (Congresso).
-
II Etapa do Curso Arte, Comunicação e Cultura na Formação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra/DF e Entorno. Brasília: Centro de Formação Gabriela Monteiro (CEFOGAM). Lógica da mercadoria e mercantilização da vida. 2006. (Oficina).
-
III Etapa do Curso Arte, Comunicação e Cultura na Formação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra/DF e Entorno. Brasília: Centro de Formação Gabriela Monteiro (CEFOGAM). Literatura e interpretação do Brasil. 2007. (Oficina).
-
I seminário de produção crítica: Literatura e Interpretação do Brasil. Brasília: UnB. 2007. (Seminário)
-
Simpósio 28 no 5º Colóquio Internacional Marx e Engels. Campinas: Unicamp. 2007. (Congresso)
-
Colóquio Graciliano Ramos. Os setenta fôlegos de um livro: o senso histórico de Vidas secas. Brasília: UnB. 2008. (Congresso)
-
Simpósio 35 no XI Congresso Internacional ABRALIC. 2008. (Congresso).
-
Simpósio Formação da Literatura Brasileira: 50 anos. Brasília: UnB. 2009. (Congresso)
-
II Seminário de produção crítica: “Estudo de Crítica Dialética: Forma Literária e Processo Social em Nação Periférica”. Brasília: UnB. 2009. (Seminário)
-
Simpósio 12 no 6º Colóquio Internacional Marx e Engels. Campinas: Unicamp. 2009. (Congresso)
-
I Ciclo de Estudos Poesia e História (Aristóteles e Lukács). Hermenegildo Bastos. Brasília: UnB. 2011. (Curso)
-
I Seminário de Pesquisa e Educação do campo. Produção do conhecimento e formação de educadores nas áreas de Linguagens e Ciências da Natureza. Brasília: UnB. 2011. (Seminário)
-
Colóquio 35 anos de “Ao vencedor as batatas”. Problemas de literatura, cultura e sujeito-matéria, forma e destino no Brasil de hoje. Brasília: UnB. 2012. (Congresso)
-
II Ciclo de Estudos Poesia e História. Hermenegildo Bastos. Brasília: UnB. 2012. (Curso)
-
Seminário Nacional "Arte e cultura nas escolas do campo". Escola Nacional Florestan Fernandes – ENFF, Guararema, SP. 2013. (Seminário)
-
A estética literária em György Lukács. Miguel Vedda. Brasília: UnB. 2013. (Curso)
-
I Jornada "Universidade, Reforma Agrária e Projeto de Nação: novos horizontes de mobilização social". Brasília: UnB. 2014. (Congresso)
-
I Colóquio Internacional “O realismo e sua atualidade: estética, ontologia e história”. Brasília: UnB. 2014. (Congresso)
-
Séptimo Coloquio Internacional Teoría Crítica y Marxismo Occidental: Marxismo y violencia. Alienación, objetivación y arte. Buenos Aires: UBA. 2014. (Congresso)
-
I Seminário de Crítica Literária Dialética. Brasília: UnB. 2/2014. (Seminário)
-
II Jornada Universitária de Apoio à Reforma Agrária - Arte, Cultura e Democratização. Brasília: UnB. 2015. (Congresso)
-
II Colóquio Internacional “O realismo e sua atualidade: estética e crítica”. Brasília: UnB. 2015. (Congresso)
-
II Seminário de Crítica Literária Dialética. Brasília: UnB. 1/2015. (Seminário)
-
III Seminário de Crítica Literária Dialética. Brasília: UnB. 2/2015. (Seminário)
-
Coloquio Internacional “György Lukács / Ernst Bloch. Marxismo Y Filosofía”. Buenos Aires: UBA. 2015. (Congresso)
-
I Fórum do Curso de Letras da UnB. Brasília: UnB. 2015. (Seminário)
-
III Colóquio Internacional “O realismo e sua atualidade: literatura e modernidade periférica”. Brasília: UnB. 2016. (Congresso)
-
IV Seminário de Crítica Literária Dialética. Brasília: UnB. 1/2016. (Seminário)
-
V Seminário de Crítica Literária Dialética. Brasília: UnB. 2/2016. (Seminário)
-
VI Seminário de Crítica Literária Dialética. Brasília: UnB. 1/2017. (Seminário)
-
VII Seminário de Crítica Literária Dialética. Brasília: UnB. 2/2017. (Seminário)
-
“Candido, Schwarz & Alvim. A crítica literária dialética no Brasil. Homenagem ímpar”. Brasília: UnB. 2017. (Congresso).
-
IV Colóquio Internacional “O realismo e sua atualidade: arte, cultura e o centenário da Revolução de outubro”. Brasília: UnB. 2017. (Congresso)
-
“Feminismo e Marxismo”. Escola Nacional Florestan Fernandes – ENFF. Guararema, SP. 2018. (Curso)
-
V Colóquio Internacional “O realismo e sua atualidade: totalidade capitalista e alienação''. Brasília: UnB. 2018. (Congresso)
-
VI Colóquio Internacional “O realismo e sua atualidade: horizontes da criação artística em tempos de crise”. Brasília: UnB. 2019. (Congresso)
-
“Histórias em torno de um livro: sobre Formação da literatura brasileira, de Antonio Candido”. Ana Luísa Escorel. Brasília: UnB. 2019. (Seminário)
-
Simpósio 76 na ABRALIC. “O realismo artístico e a crítica literária dialética”. 2019. (Congresso)
-
“Teoría de la novela. Auge y caída del héroe burguês”. Francisco García Chicote e Martín Ignacio Koval. Brasília: UnB. 2019. (Curso)
-
“Crítica del concepto de cultura en el período de entreguerras”. Francisco García Chicote. Brasília: UnB. 2019. (Curso)
-
“Las robinsoniadas europeas del siglo XVIII, o La entrañable ilusión de ‘volver’ a la naturaleza”. Brasília: UnB. 2019. (Curso)
-
“Concepção de história em Formação da Literatura Brasileira, de Antonio Candido”. Buenos Aires: UBA. 2019. (Curso)
-
“Entre Machado de Assis y Carlos Drummond de Andrade: la fuerza crítica de la sátira y de la cavilación en el sistema literario brasileño”. Buenos Aires: UBA. 2019. (Conferência)
-
“Marx e a Literatura”. Miguel Vedda. Brasília: UnB. 2020. (Curso)
-
“Formação da literatura brasileira: trilhas e textos”. Brasília: UnB. 2021. (Curso online)
-
“Estratégias didático-pedagógicas para a literatura nos anos finais do ensino fundamental (3º ciclo para as aprendizagens)”. Brasília: UnB. 2021. (Curso online)
-
“Formação em tempos de Corona: Antonio Candido – por que literatura?”. Curso livre em conjunto com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST. 2021. (Curso online)
-
“Formação em tempos de Corona: Literatura e questão agrária”. Curso livre em conjunto com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST. 2021. (Curso online)
-
Curso Livre de formação para militantes, assentados e professores da Reforma Agrária, realizado sob a Coordenação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST. 2021. (Curso online)
-
“Sátira y Modernidad. Introducción a los problemas de lo satírico como modo de configuración de la realidade”. Buenos Aires: UBA. 2022. (Seminário)
-
“Introdução ao conceito de alienação no último Lukács. Gênese, função e atualidade”. Francisco García Chicote. Brasília: UnB. 2022. (Curso)
-
“Introdução às narrações de Franz Kafka”. Martín Ignácio Koval. Brasília: UnB. 2022. (Curso)
-
VII Colóquio Internacional “O realismo e sua atualidade: utopia e distopia. Em memória ao legado de Hermenegildo Bastos. Brasília: UnB. 2022. (Congresso)
-
“Franz Kafka e a melancolia: uma afinidade eletiva”. Martín Ignácio Koval. Brasília: UnB. 2023. (Curso)
-
VIII Colóquio Internacional “O realismo e sua atualidade: arte, literatura e impasses intelectuais frente aos desafios da democracia”. Brasília: UnB. 2023. (Congresso)
-
IX Colóquio Internacional “O realismo e sua atualidade. 25 anos de crítica literária dialética na UnB”. Brasília: UnB. 2024. (Congresso)
-
Livros, Capítulos de livros e Periódicos (apenas os realizados em conjunto pelo grupo): 26
-
“Dossiê Murilo Rubião”. Cerrados. Revista do Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília. 1. ed. Brasília: UnB. N 11, 2001.
-
“As fraturas da modernização em Morte e vida severina”. Cerrados. Revista do Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília. 1. ed. Brasília: UnB, n.17, v. 1, p. 35-53, 2004.
-
“Crítica e prática hoje”. Terceira Margem, Rio de Janeiro, v. 12, n. IX, p. 43-55, 2005.
-
Questões Dialéticas da Produção Literária em Nação Periférica. 1. ed. BRASÍLIA: CEEL, 2009. v. 1. 286p.
-
“Dossiê Literatura e compromisso social”. Cerrados. Revista do Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília. 1. ed. N 18. 2009. v. 1. 435p.
-
Catálogo de benefícios: o significado de uma homenagem. 1. ed. Brasília: Hinterlândia Editora, 2010. v. 1. 163p.
-
“Estética e educação do campo: da construção do coletivo de cultura do MST à organização da área de linguagens da Educação do Campo”. In: Roberta Lobo. (Org.). Crítica da imagem e educação: reflexões sobre a contemporaneidade. Rio de Janeiro: Escola Politécnica Joaquim Venâncio / Ministério da Saúde - Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ, 2010, v. 1, p. 149-179.
-
“Estética e educação do campo: movimentos formativos na área de habilitação em Linguagens da LEdoC”. In: Mônica Castagna Molina; Laís Mourão Sá. (Org.). Licenciaturas em Educação do Campo. Registros e reflexões a partir das experiências-piloto (UFMG; UnB; UFBA e UFS). Belo Horizonte: Autêntica, 2011, v. I, p. 179-210.
-
Teoria e prática da crítica literária dialética. 1ªed. Brasília: Universidade de Brasília, 2011.
-
O Brasil ainda se pensa. 50 anos de Formação da Literatura Brasileira.1. ed. Vinhedo: Horizonte, 2012. v. 1. 264p.
-
“Dossiê Crítica Estética Marxista”. Cerrados. Revista do Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília. 1. ed. N 39. 2015. v. 1. 335p.
-
“Termos-chave para a crítica estética marxista”. In: Rafael Litvin Villas Bôas; Paola Masiero Pereira. (Org.). Cultura, arte e comunicação. 1ed. São Paulo: Outras Expressões, 2015, v. 1, p. 109-159.
-
O realismo e sua atualidade: estética, ontologia, história. 1ed.São Paulo: Outras Expressões, 2015.
-
Forma Estética e Consciência Histórica - práticas de crítica literária dialética. 1. ed. Curitiba: Blanche, 2015. v. 1. 148p.
-
“Mística e arte no processo de formação do IEJC”. In: VILLAS BÔAS, Rafael Litvin; ESCOBAR, Maria Inês; LIMA, Mariana Cruz de Almeida. (Org.). Cadernos de Cultura. 1ed. Santa Maria: Caxias, 2016, v. 1, p. 53-69.
-
“Estética e Política: Experiência Formativa no Curso de Especialização Educação em Linguagens nas Escolas do Campo”. In: VILLAS BÔAS, Rafael Litvin; ESCOBAR, Maria Inês; LIMA, Mariana Cruz de Almeida. (Org.). Cadernos de Cultura. 1ed. Santa Maria; Brasília: Caxias; PRONERA, 2016, v. 1, p. 173-190.
-
“O Realismo político de Lenin: literatura, cultura, revolução”. In: 100 anos da Revolução Russa - Legados e Lições. 1ed. São Paulo: Anita Garibaldi, 2017, v. 1, p. 145-158.
-
O realismo e sua atualidade. Estética e crítica. 1. ed. São Paulo: Outras Expressões, 2018. v. 1. 266p.
-
“Dossiê Marx: Arte, Literatura e Práxis”. Cerrados. Revista do Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília. 1. ed. N. 47. 2018. v. 1. 267p.
-
Candido, Schwarz & Alvim. A crítica literária dialética no Brasil. 1ed.São Paulo: Intermeios, 2019.
-
O realismo e sua atualidade: arte, cultura e o centenário da Revolução de outubro. 1. ed. São Paulo: Outras Expressões, 2019.
-
Caderno de literatura: um percurso de formação em literatura na Educação do Campo. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2019. v. 1. 175p.
-
O realismo e sua atualidade: totalidade capitalista e alienação. 1. ed. São Paulo: Outras Expressões, 2020.
-
“Dossiê Realismo e atualidade: horizontes da criação artística em tempos hostis”. Cerrados. Revista do Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília. 1. ed. Brasília: UnB, 2020. v. 2. 464p.
-
A permanência do romance histórico. Literatura, cultura e sociedade. 1ed. São Paulo: Intermeios, 2021.
-
“O Realismo e sua atualidade: arte, literatura e impasses intelectuais frente aos desafios da democracia”. Nau Literária, v. 20, p. 01-200, 2024
Atividades de gestão:
-
Coordenação do POSLIT
-
Vice Coordenação do POSLIT
-
Chefia de Departamento do TEL
-
Vice Chefia de Departamento do TEL
-
Coordenação de Graduação do IL
-
Representação da Comissão de Pós-graduação em Literatura
-
Representação no Conselho Universitário - CONSUNI – UnB
-
Representação no Conselho de Extensão do IL
-
Direção Técnica de Extensão do Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (DEX-UnB)
-
Vice Presidência da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília – ADUnB
-
Representação no Conselho de representantes da ADUnB